Síndrome da visão do usuário do computador

Publicado em: 21/09/2015
Autor: CEOP
Assunto: Dicas de Saúde
Tempo de leitura: 2 minutos

Síndrome da visão do usuário de computador

CVS ( Computer Vision Syndrome)

Há 30 anos atrás houve a introdução dos computadores no ambiente de trabalho. Antes desta data o trabalho em geral envolvia uma série de atividades como bater na maquina de escrever , arquivar documentos, ler, escrever.Logo, cada atividade funcionava como uma ´´quebra“ da atividade anterior

Com o advento do computador, todas essas atividades passaram a ser feitas sem necessidade de sair da frente do PC , gerando uma série de vantagens como o aumento da qualidade, da produção e da eficiência das atividades. Todavia tudo tem seu lado positivo e seu lado negativo.

A Utilização de PCS começou a ser investigada a partir dos ano 2000 e já mostrava dados de que 75% de todos os trabalhos já envolviam o uso dessa ferramenta. Devido este incremento, estudos tem sido conduzidos em relação a segurança e efeitos danosos a saúde, e dentre os sintomas mais freqüentes estão os sintomas oculares, que seriam: fadiga visual, astenopia, irritação ocular, sensação de areia/queimação, vermelhidão, visão turva, e visão duplaà todas essas alterações compõe o que chamamos de CVS.

Estudos mostram que 90% dos 70 milhões de americanos usuários de pcs por mais de 3 horas diárias apresentam algum dos sintomas acima relacionados, mostrando que após o uso prolongado de PCs tem sido relatadas mudanças nas funções acomodativas e vergenciais do olho .

Alem disso, o blink rate, que é numero de piscadas por minuto, que em condições normais de é de 10 a 15 por minuto, cai até 60 % , para 6 a 8 por minuto, levando ao ressecamento da córnea e consequentemente a sintomas como vermelhidão e ardor ocular, explica o especialista Dr Fernando Lima.

O tratamento desse problema é multifatorial , relacionado com ajustes em relação a iluminação, posicionamento da workstation (PC), uso de programas com função de quebra (work brakes), lubrificação ocular eficiente e uso de óculos ocupacionais específicos para o trabalho no computador.

Diante de tantas informações, orientamos vocês a procurarem seu médico oftalmologista , para, avaliando o seu caso de maneira pormenorizada, definir qual as melhores medidas a serem tomadas para a solução do seu problema.

Outros conteúdos